Dê Vida Nova para o seu computador. Conheça o SSD!
Sabe aquele computador que você está pensando em aposentar porque a performance já não é mais a mesma?
Você sabia que pode dar vida nova para ele?
E você pode fazer isso de uma maneira bem mais econômica do que trocar por um computador novo. E eu não estou falando em milagres. Um conjunto de fatores devemos levar em consideração na hora de tentar dar vida nova para o computador, são eles:
- Processador;
- Memória RAM;
- Disco Rígido padrão HDD;
E é justamente sobre o último item que eu quero falar. Você sabia que mesmo com todo esse avanço tecnológico o disco rígido é uma peça do computador que pouco evoluiu?
O disco rígido foi desenvolvido pela IBM em 1956 e o seu lançamento foi no dia 16 de setembro de 1957, ele era formado por 50 discos magnéticos, e cada um suportava 100 caracteres alfanuméricos, totalizando uma capacidade de 5 megabytes, incrível para a época.
Quando falo que os discos não tiveram uma grande evolução, eu estou falando dos discos mecânicos magnéticos no formato HDD. O espaço para gravar dados até aumentou, hoje temos discos com 250 GigaByte, 500GigaByte e 1.0 TeraByte, esses são os tamanhos mais comuns nos computadores pessoais, porém as velocidades de gravação e leitura não evoluíram tanto assim.
Então se você analisar o seu computador e constatar que tem um bom processador, uma boa quantidade de memória RAM e um disco rígido grande, porém ainda no padrão HDD (disco rígido mecânico), é justamente o disco que pode ser responsável por uma grande parte do seu problema de lentidão para ligar o computador, transferir dados, abrir os programas e qualquer outra tarefa que exija leitura dos dados no seu disco rígido.
Calma, em muitos casos dá para melhorar muito, e nem precisa trocar o seu computador por um mais novo.
Para saber como melhorar, conheça agora as unidades SSD. As unidades SSD’s estão se tornando indispensáveis para quem deseja melhorar o armazenamento e aumentar a velocidade do computador. Essa tecnologia não é tão nova assim. O computador Psion MC 400, lançado em 1989, já usava uma unidade SSD em sua configuração.
Então porque demoramos tanto para substituir os velhos HDD’s por SSD’s?
Simples, o principal motivo é o alto custo dessas unidades.
Hoje o valor já é bem acessível, e alguns fabricantes de computadores já oferecem unidades SSD’s em seus computadores.
O SSD (disco de estado sólido, em Português), é fundamental para melhorar a performance, com ele aumenta drasticamente a resposta do seu computador e tempo de inicialização, carregamento e transferência, comparado aos discos mecânicos.
A substituição do seu disco mecânico por um disco padrão SSD não vai melhor só o desempenho, vai dar vida nova em sistemas mais antigos. Optar por um SSD vai fazer você economizar o custo de comprar um computador novo revitalizando o que você já possui.
Uma unidade sólida é 10x mais rápida do um disco rígido, além de mais confiável, mais durável e à prova de choque.
A características principais de uma unidade SSD são:
RAPIDEZ – 10x mais rápido do que um disco rígido de 7200RPM;
CONFIÁVEL – Sem partes móveis, uma unidade de disco sólido tem menos chances de falhas.
Então se você quer dar vida nova ao seu computador, a minha dica de hoje é substituir o seu disco rígido HDD por um disco sólido SSD.
Para finalizar, vou deixar algumas marcas disponíveis que eu recomendo:
Kingston
Sandisk
Corsair Force
Intel
Assista este vídeo e entenda melhor como o seu computador vai acelerar usando discos SSD.
E você já sabe, se precisar tirar qualquer dúvida de como dar vida nova ao seu computador, é só me perguntar.
O que podemos fazer por você hoje?
Oziel de Jesus
Personal TI